Sempre pensei que tinha sofrido depressão pós-parto…
O meu pós parto foi longo e intenso, a minha filha está a fazer 3 anos e sinto agora que começo aos poucos a renascer!
O pós parto imediato foi digno de um verdadeiro filme de mãe em loucura. Por entre dores físicas, emocionais, cansaço, me sentir sozinha, sufocada, sobrecarregada, um dia cai… Chorei, gritei e não queria mais ser mãe. Fiz a pergunta vezes sem conta: “Porque não me contaram que era assim?” e sempre achei que tinha chegado à depressão pós-parto.
Hoje sei que não. Não porque queira ser a mulher orgulhosa que aguenta tudo mas simplesmente porque hoje sei o processo e compreendo o que aconteceu comigo. Hoje sei que ninguém me contou que todas as mulheres vivem essa loucura (de uma ou de outra forma, mais consciente ou menos consciente) porque faz parte dessa transformação gigante, desse processo de “luto” entre o que éramos e o que somos, entre o que conhecíamos e o que temos agora. Faz parte da perda de um pedaço da nossa identidade e da descoberta de uma nova.
Sinto-me honrada de hoje ter liberdade e coragem de falar nisso tudo, sinto que essa é uma Missão do meu trabalho: partilhar o que as nossas gerações antepassadas não poderiam partilhar, não poderiam chorar e simplesmente tinham de aguentar.
Essa é uma conquista que temos conseguido e quero honrá-la. Honro-a com a minha verdade mais crua e dura, com a minha história e a minha vulnerabilidade.
🌟E é esta a beleza do meu trabalho, curar-me a mim para transbordar para vocês!🌟