Plus tablet device
ebook maes imperfeitas filipa silva
Plus tablet device
ebook maes imperfeitas filipa silva
Blog

O Pós-Parto…

O Pós-Parto…

Essa fase tão intensa na vida de uma mulher e que tão pouco se fala!!

Quando se fala em pós-parto acaba-se por associar automaticamente àquele período tão falado de 40 dias ou quarentena mas o pós-parto é muito mais do que esse tempo, é muito mais do que apenas a exaustão e as questões associadas aos desafios desse primeiro mês!

Pós-parto é um longo período de adaptação dessa transformação de ser mãe e de ser pai.

É longo porque levamos muito tempo a nos reorganizar a toda essa parte nova da nossa vida, a todas essas alterações que surgem, a esse ReNascimento que nos é “pedido”.

Como diz o psicólogo Alexandre Coimbra Amaral, do Instituto Aripe, o pós-parto visto como uma fase de 40 dias é um mito criado pela sociedade onde vivemos e que nos “obriga” a regressar à produtividade rapidamente, que nos pressiona a regressarmos à nossa forma física e mental o mais rápido possível, que nos cria inconscientemente a urgência de sermos as mulheres que éramos antes.

Só que nesta viagem de profunda transformação que nos leva ao ter um filho, os 40 dias, ou até os 5 meses em que é suposto colocar um bebé na creche, não são nada para o tempo que é necessário para renascermos, para percebermos o que se está a passar connosco e com tudo à nossa volta.

Um pós-parto pode durar 2 anos, 3 anos ou até muito mais.

Eu tive a minha filha à 2 anos e meio e ainda me sinto em pós-parto, em renascimento, em questionamento profundo sobre mim e tudo à minha volta!

Existem sim várias fases do Pós-parto: existe um pós-parto imediato, assim que o bebé nasce, e depois vão havendo várias fases diferentes, chamadas de pós-parto remoto, profundo, tardio…

Podemos chamar várias coisas e as razões para que seja assim são variadíssimas, e sobre isso falarei num outro post.

Hoje quero deixar aqui esta informação e salientar que se foste mãe, seja há quanto tempo for, e ainda sentes uma profunda transformação, que muitas vezes não tens espaço para falar sobre isso, ou nem palavras para explicares, NÃO ESTÁS SOZINHA e não tens de te sentir a “louca” no meio de tudo.

Precisamos cada vez mais falar e partilhar as nossas histórias, os nossos sentimentos e precisamos ter estas informações. Acredito, como falámos ontem no nosso Live, que a partilha faz parte da cura de todas nós.

É por isso que tenho o programa “EneaBirth”, onde caminhamos com a ajuda do Eneagrama por esta fase transformadora e desafiante para que possam se reconhecer, recuperar o encantamento e a alegria pela vida e pelo seu papel de mãe, ao mesmo tempo que RENASCEM PARA O MELHOR DE SI.

Está na hora de olharmos para este Ritual de Passagem com os olhos que merece!

Está na hora de valorizarmos esta passagem, esta transformação.

Está na hora de apoiarmos as mães neste processo de forma informada.

Está na hora de podermos falar a nossa Verdade sem culpa e sem tabus.

 

Para todas vocês mães, um beijo cheio de amor. Honro tanto todas vocês e o vosso caminho.

🙏✨💕

 

Partilha este artigo:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Sobremim

Sou Eneacoach, formada em Doula, speaker, companheira e mãe. Criadora do método Eneabirth Coaching e da comunidade Mães Imperfeitas.

eBookMaternidade Imperfeita

Uma Jornada de Volta a TI!

redes sociais

categorias

últimos artigos

canal youtube

Junta-te à comunidade ...

Recebe informação pontual sobre eventos, novidades e partilhas inspiradoras diretamente na tua caixa de correio.

"
eBookMaternidade Imperfeita
Plus tablet device
ebook maes imperfeitas filipa silva
Subscrever a Newsletter

Recebe informação pontual sobre eventos, novidades e partilhas inspiradoras diretamente na tua caixa de correio.